Ciclo de vida das plantas
Nasci!
Tudo começa quando a semente do fruto de uma árvore cai no chão. Dentro está o embrião da planta, que se alimenta de nutrientes da semente e recebe água do solo, até romper a casca e virar uma pequena árvore.
Sou uma criança...
Nos primeiros meses, a árvore já consegue tudo o que precisa: água e sais minerais entram pela raiz e chegam às folhas para a fotossíntese (processo que, com a luz solar, o que veio do solo e o gás carbônico do ar, gera energia para a planta).
Crescimento para todo lado...
Você só enxerga a parte de cima, mas, quando é jovem, a árvore cresce também para baixo. O aumento acontece pela multiplicação de células nas pontas dos galhos e das raízes. Além disso, a planta cresce para os lados com o desenvolvimento das células do tronco.
Sou maior de idade...
Viu uma árvore com flores, frutos ou sementes? Sinal de que ela é adulta e pode se reproduzir. A forma mais conhecida é pelas flores: elas recebem o pólen de outras flores da mesma espécie e se transformam em frutos, onde estão as sementes que, ao caírem no chão, darão origem a novas árvores.
- As flores são cheirosas e coloridas para chamar a atenção de bichos que carregam o pólen e ajudam na reprodução da planta.
- Os frutos que surgem das flores servem de comida para vários bichos, que levam as sementes para germinarem em outros solos.
- Árvores adultas têm muitas folhas para fazer mais fotossíntese e, assim, produzir bastante alimento.
- O tronco tem duas partes: na de fora estão as células que transportam água e nutrientes; e, na de dentro, a madeira sólida, com células mortas.
Hora do Adeus...
Quando uma árvore está ficando velha, as raízes não conseguem mais retirar do solo a água e os sais minerais necessários. O transporte de nutrientes também não funciona bem. Aí, as folhas caem, os galhos perdem força e a casca se solta do tronco, que pode tombar. É o fim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário