quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A importância da água, do sol e da terra para o crescimento das plantas

Porque a água, a luz solar e a terra são elementos importantes para o crescimento (desenvolvimento) das plantas?


Uma das primeiras coisas que ocorre na germinação é a absorção de água pela semente. À medida que a semente vai se enchendo de água, a casca se rompe, permitindo a entrada de oxigênio (muito importante para as células do embrião). É importante lembrar que o embrião que fica no interior das sementes possui substâncias nutritivas que o nutrirão à medida que ele for se desenvolvendo.
A luz solar é muito importante para a planta pois é assim que a planta realiza a fotossíntese, que é a respiração celular.

A terra também tem sua importância pois através dela a planta recebe os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.


Germinação dos grãos de feijão

Etapas para a germinação dos grãos de feijão


Como plantar o feijão no algodão (recebendo luz solar):

1º Colocar água no algodão até ficar úmido, depois coloque na vasilha forrando o fundo como se fosse uma cama para as sementes.
2º Coloque o feijão de modo que tenha um lugar com iluminação para a semente.
3º Molhe o algodão com água toda vez que estiver seco.
4º Observe as etapas de germinação da semente.
5º Depois que nascer a raiz em poucos dias o feijão começará a brotar.


Observações relacionadas aos feijões que não receberão luz solar e os que serão plantados na terra: 

O procedimento número 2 não poderá ser feito para o feijão que não deve receber luz solar. Ele deve permanecer sob a sombra.
Para o feijão que for plantado diretamente na terra, os alunos não devem utilizar algodão e sim terra. Não esqueçam disso!



As Plantas

Ciclo de vida das plantas


Nasci!
Tudo começa quando a semente do fruto de uma árvore cai no chão. Dentro está o embrião da planta, que se alimenta de nutrientes da semente e recebe água do solo, até romper a casca e virar uma pequena árvore.

Sou uma criança...
Nos primeiros meses, a árvore já consegue tudo o que precisa: água e sais minerais entram pela raiz e chegam às folhas para a fotossíntese (processo que, com a luz solar, o que veio do solo e o gás carbônico do ar, gera energia para a planta).

Crescimento para todo lado...
Você só enxerga a parte de cima, mas, quando é jovem, a árvore cresce também para baixo. O aumento acontece pela multiplicação de células nas pontas dos galhos e das raízes. Além disso, a planta cresce para os lados com o desenvolvimento das células do tronco.

Sou maior de idade...
Viu uma árvore com flores, frutos ou sementes? Sinal de que ela é adulta e pode se reproduzir. A forma mais conhecida é pelas flores: elas recebem o pólen de outras flores da mesma espécie e se transformam em frutos, onde estão as sementes que, ao caírem no chão, darão origem a novas árvores.

  • As flores são cheirosas e coloridas para chamar a atenção de bichos que carregam o pólen e ajudam na reprodução da planta.
  • Os frutos que surgem das flores servem de comida para vários bichos, que levam as sementes para germinarem em outros solos.
  • Árvores adultas têm muitas folhas para fazer mais fotossíntese e, assim, produzir bastante alimento.
  • tronco tem duas partes: na de fora estão as células que transportam água e nutrientes; e, na de dentro, a madeira sólida, com células mortas.
Hora do Adeus...

Quando uma árvore está ficando velha, as raízes não conseguem mais retirar do solo a água e os sais minerais necessários. O transporte de nutrientes também não funciona bem. Aí, as folhas caem, os galhos perdem força e a casca se solta do tronco, que pode tombar. É o fim!

Ciências Naturais

Olá alunos do 4° ano do Centro de Ensino Fundamental 01 de Brasília. 
Sejam bem-vindos ao nosso blog. Neste espaço compartilharemos nossas experiências acerca de assuntos relacionados a nossa disciplina: Ciências Naturais.